quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Situação de Aprendizagem


Para complementar a situação de aprendizagem abaixo, segue outras atividades relativas ao tema.


O SENTIDO DO TATO E OS EFEITOS NOCIVOS DO SOL SOBRE A PELE
             Esta Situação de Aprendizagem apresenta diferentes atividades para que o aluno possa entender a importância do sentido do tato e a pele como seu principal órgão protetor. Também, a partir da pesquisa de tabelas, gráficos e imagens sobre os perigos da radiação solar bem como a leitura sistematizada de rótulos de filtros solares, espera-se que os estudantes possam ter atitudes de prevenção contra a radiação solar.


ROTEIRO DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

            Nessa etapa da situação de aprendizagem, o professor apresenta a música “Canção de Verão” (Roupa Nova). Após ouvir a música, discutir com os alunos sobre essa estação do ano. Quais suas características: temperatura, período de férias, viagens, passeios à clubes ou praias, roupas leves e confortáveis, sorvetes, pele bronzeada, diversão, enfim...

“Canção de verão”
Roupa Nova

É como um sol de verão
Queimando no peito
Nasce um novo desejo
Em meu coração
É uma nova canção
Rolando no vento
Sinto a magia do amor
Na palma da mão
É verão!
Bom sinal!
Já é tempo
De abrir o coração
E sonhar..
            Depois dessa discussão, pedir aos alunos que observem atentamente a imagem.


            Em seguida perguntar aos alunos:
  • É necessário algum cuidado especial com a pele durante esse período?
  • Qual o melhor horário para se expor ao Sol?
  • O excesso de Sol ou a exposição em horários não recomendados pode trazer algum prejuízo à saúde?
  • Descreva alguns problemas causados pelo excesso de Sol?
            Com a sondagem acima e dependendo das respostas dos alunos, o professor pode orientar a discussão para uma análise crítica, relacionando o tema com a realidade de seus alunos, e utilizando a seguinte situação-problema:
Por que pessoas com tom de pele clara devem ter maiores cuidados com a exposição ao Sol em relação a pessoas com tom de pele mais escuro?
            Ajudar os alunos a proporem hipóteses.
        Para contextualizar, o professor pode apresentar o conjunto de slides (12) sobre insolação do sítio http://www.ebah.com.br/content/ABAAABHQEAE/insolacao, produzido por Ana Paula Fontineles.




           Nessa exibição, o aluno terá a oportunidade de ler e observar imagens sobre o conceito de insolação, os sintomas, os raios solares prejudiciais e a prevenção, além de outras curiosidades. Após, discutir as hipóteses levantadas para a situação-problema e sugerir uma pesquisa de informações na sala do Acessa (sala de informática).
                A busca de informações em diferentes fontes como jornais, internet, revistas e periódicos é uma atividade orientada pelo professor com a finalidade de obter o conhecimento por meio de tabelas, gráficos ou imagens. Nesse momento, as palavras melanina, pigmento da pele humana, câncer de pele podem entrar como verbetes na busca de informações. O resultado pode ser apresentado em grupo em uma roda de conversa, onde as hipóteses elaboradas possam ser discutidas à luz da pesquisa de modo que os alunos descubram que o composto químico melanina é responsável pela pigmentação e proteção da pele contra a radiação solar. A falta de melanina no corpo humano dá origem a condição de albinismo.
                Diante disso, se faz necessário esclarecer que pessoas com tom de pele clara possuem menos melanina que aquelas com tom de pele escura e, portanto, precisam se proteger utilizando protetores solares adequados.
                Para sistematizar o conhecimento adquirido, o professor apresenta o seguinte texto:

Como proteger sua pele
               O principal responsável pelo envelhecimento da pele e pelo surgimento do câncer é o Sol. Durante o verão, ficamos mais tempo expostos ao Sol, aumentando o risco de queimaduras solares. Nesta época, o ultravioleta B, principal causador do câncer da pele, apresenta maior intensidade, por isso, todos os cuidados devem ser tomados para evitar a ação danosa do Sol.
              Queimaduras solares acumuladas durante a vida predispõem ao câncer da pele.
              O horário entre 10 e 16 horas tem grande incidência de raios ultravioleta B, principais responsáveis pelo surgimento do câncer de pele. A pele leva 48 a 72 horas para produzir e liberar a melanina, pigmento que dá cor à pele. Não adianta querer se bronzear em um só dia, você só vai se queimar e promover danos irreversíveis para a pele. Cerca de 70% dos cânceres da pele ocorre na face, proteja-a sempre e não se esqueça de proteger os lábios e as orelhas. Lembre-se de reaplicar o filtro a cada 2 horas ou após mergulhar.
            Usando um filtro com fator=15 sua pele levará 15 vezes mais tempo para ficar vermelha do que sem proteção. Pessoas de pele muito clara ou que tenham sardas, devem usar filtros com FPS 25 ou maior para garantir uma melhor proteção.
            Peles claras e pessoas ruivas exigem maiores cuidados, pois são mais propensas ao câncer da pele. Pessoas de pele muito clara raramente se bronzeiam, portanto não insista em querer se bronzear você só vai se queimar e danificar sua pele.
           Mesmo nos dias nublados, até 80% da radiação ultravioleta pode atravessar as nuvens e chegar a Terra. Portanto, use filtros solares também nestes dias.
         Se você se expõe ao Sol diariamente, mesmo que não seja na praia, use filtro solar nas áreas expostas para evitar o dano solar que se acumula durante os anos de vida.
            Proteja as crianças e estimule os adolescentes a se protegerem, cerca de 80% da exposição solar acumulada durante a vida ocorrem até os 20 anos de idade, sendo muito importante a proteção solar nesta época da vida.
(texto adaptado a partir do artigo extraído do sítio: http://www.dermatologia.net/novo/base/manual/m_criancas.shtml).

Questionário para interpretação do texto:
1.            Por que devemos evitar exposições prolongadas e repetidas ao Sol?
2.            Quais são os horários que devemos evitar a exposição ao Sol?
3.            Quanto tempo a pele leva para produzir e liberar a melanina?
4.            Por que além do protetor solar, devemos usar barracas de praia, bonés, viseiras ou chapéus?
5.            Por que devemos usar filtro solar mesmo em dias nublados?
6.            De quanto em quanto tempo devemos reaplicar o filtro solar?
7.            Porque pessoas de pele clara e pessoas ruivas exigem maiores cuidados com o Sol?


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