Abaixo, segue uma sugestão de situação de aprendizagem a ser utilizada pelos professores:
Vida
e Ambiente
Relações com o meio ambiente
Relações com o meio ambiente
Habilidades leitora e
escritora:
¨ Identificar
e explicar os mecanismos básicos pelos quais os cheiros são percebidos e os
gostos são sentidos, com base em trechos de textos e procedimentos
experimentais;
¨ Estabelecer
relações entre o sistema nervoso e as reações, com base em textos e esquemas.
Locais em que o tema
reaparece no currículo:
¨ 1º
bimestre do 6º ano
¨ 2º
bimestre do 7º ano
¨ 2º
bimestre do 8º ano
É possível desenvolver estas
habilidades em outro momento do ciclo?
¨ Como
o currículo é espiralado, essas habilidades reaparecem no 6º, 7º e 8º anos.
Selecione uma ou mais
habilidades:
¨ Reconhecer
procedimentos que concorrem para reduzir o risco de incidência de câncer de
pele
A
partir das habilidades e competências selecionadas construa uma
problematização, propondo um questionamento motivador para o aluno resolver:
¨ Por
que pessoas com tom de pele clara devem ter maiores cuidados com a exposição ao
Sol em relação a pessoas com tom de pele mais escuro?
Avaliação:
¨ A
fim de verificar se as competências e habilidades foram atingidas, será
solicitado que os alunos escrevam um texto argumentativo da importância de se
utilizar protetor solar.
¨ Este
texto poderá ser produzido na forma de redação discursiva ou na forma de um
“folder” explicativo, ambos devendo conter informações relevantes acerca do
tema, como o efeito da radiação solar na pele humana e argumentos do porquê de
se utilizar protetor solar.
Recuperação:
¨ Será
proposta ao aluno a criação de uma história em quadrinhos sobre o efeito da
radiação solar na pele humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário