domingo, 29 de setembro de 2013

Situação de aprendizagem


Abaixo, segue uma sugestão de situação de aprendizagem a ser utilizada pelos professores:


Vida e Ambiente
Relações com o meio ambiente

Habilidades leitora e escritora:
¨  Identificar e explicar os mecanismos básicos pelos quais os cheiros são percebidos e os gostos são sentidos, com base em trechos de textos e procedimentos experimentais;
¨  Estabelecer relações entre o sistema nervoso e as reações, com base em textos e esquemas.

Locais em que o tema reaparece no currículo:
¨  1º bimestre do 6º ano
¨  2º bimestre do 7º ano
¨  2º bimestre do 8º ano

É possível desenvolver estas habilidades em outro momento do ciclo?
¨  Como o currículo é espiralado, essas habilidades reaparecem no 6º, 7º e 8º anos.

Selecione uma ou mais habilidades:
¨  Reconhecer procedimentos que concorrem para reduzir o risco de incidência de câncer de pele

A partir das habilidades e competências selecionadas construa uma problematização, propondo um questionamento motivador para o aluno resolver:
¨  Por que pessoas com tom de pele clara devem ter maiores cuidados com a exposição ao Sol em relação a pessoas com tom de pele mais escuro?

Avaliação:
   ¨  A fim de verificar se as competências e habilidades foram atingidas, será solicitado que os alunos escrevam um texto argumentativo da importância de se utilizar protetor solar.
   ¨  Este texto poderá ser produzido na forma de redação discursiva ou na forma de um “folder” explicativo, ambos devendo conter informações relevantes acerca do tema, como o efeito da radiação solar na pele humana e argumentos do porquê de se utilizar protetor solar.

Recuperação:
¨  Será proposta ao aluno a criação de uma história em quadrinhos sobre o efeito da radiação solar na pele humana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário